Levantamento realizado por empresa especializada em recrutamento verifica que demanda por profissionais da área está em crescimento.
O aumento dos ataques cibernéticos está fazendo com que a busca por profissionais de segurança e seus salários cresçam no mercado.
Ao menos foi isso que um levantamento realizado pela Robert Half (uma consultoria norte-americana de recursos humanos) constatou. Segundo o estudo, a média salarial no campo da tecnologia da informação quase dobrou em apenas um ano: de R$ 5.833 em 2016, para R$ 11.500, em 2017.
“O mercado tem valorizado muito profissionais familiarizados com questões mais complexas de segurança, como, por exemplo, teste de invasão. Essa demanda aumenta mais ainda com o fato das empresas se tornarem digitais. A forma de captação de informações mudou e se tornaram mais sensíveis“, explica Fábio Saad, gerente sênior da Divisão de Tecnologia da Robert Half.
Conforme afirma o estudo, os profissionais mais requisitados dentro dessa área são os analistas, coordenadores, gerentes e chefes de segurança.
Mudança de cultura
Saad afirma ainda que a maior parte da demanda por profissionais de segurança vem de companhias digitais e de startups do meio financeiro e de e-commerce, uma vez que, “para essas organizações, a informação é crítica. Então existe uma demanda forte por profissionais, o que vem impulsionando o setor“.
Mais do que isso, as empresas mais novas, que entram no mercado com uma cultura de maior flexibilidade – permitindo home office, por exemplo -, também estão contribuindo para que se mude a maneira como as companhias lidam com as informações.
“Anteriormente, o profissional de segurança fazia parte do departamento de infraestrutura. Hoje, com o aumento da importância da segurança de dados, as empresas já estão criando áreas específicas, com profissionais dedicados à esta questão”, afirma o gerente sênior.
Longo acompanhamento
Para realizar o levantamento, a empresa de consultoria norte-americana acompanhou, durante três anos, 453 profissionais da área de infraestrutura e segurança da informação. Com isso, a Robert Half verificou que as vagas contemplam profissionais do setor com diferentes qualificações.
Fonte: Blog Skill
Escreva seu comentário